Ciclo de Reciclagem do Papel

 


Reciclagem do Papel

O papel é demasiado valioso para ser desperdiçado! Como se sabe, ele é constituído por fibras de celulose cuja origem são as plantas. O que fazer com o papel usado? Poderemos aproveitá-lo? - Claro que sim. Podemos de fato reciclá-lo. Assim reduziremos a quantidade de lixo e poupamos centenas de árvores, por cada tonelada de papel velho que se recicle. Vamos a isso? Mãos à obra!

PAPEL A descoberta do papel foi realizada pelos chineses no ano de 105 d.C. Sua obtenção era dada com a mistura de fibras vegetais e uma substância gelatinosa, mas foram os árabes que espalharam seu uso por todo o mundo conhecido na época. A primeira fábrica de papel instalada pelos árabes foi no ano de 1150, na Espanha. A matéria prima utilizada era o pano. Com o tempo buscaram-se novas fontes de extrair matéria prima, como a celulose, que começou a ser explorada em 1843, com a invenção da desfibradora. A reciclagem de papel é o reaproveitamento de fibras celulósicas de papéis usados para produção de um novo artefato de papel.

É importante ressaltar que os papéis não podem ser reciclados indefinidamente sem que haja perda de qualidade. Após cada utilização, eles perdem parte de suas propriedades e só podem ser reciclados para uso distinto, e um pouco menos nobres, do que o original. "Cerca de 1,5 quilômetros de floresta tropical é destruída a cada 6 minutos. Uma área do tamanho da Áustria é desmatada a cada ano. Uma árvore é plantada para cada dez que são derrubadas. Nesse ritmo, toda a floresta tropical restante estará destruída até o ano 2035."(Programa Ambiental da ONU). ECONOMIA FEITA COM A RECICLAGEM: 1000 kg de papel reciclado= 20 árvores poupadas 1000 kg de vidro reciclado= 1300 kg de areia extraída poupada 1000 kg de plástico reciclado= milhares de litros de petróleo poupados 1000 kg de alumínio reciclado= 5000 kg de minérios extraídos poupados Quando reciclamos temos inúmeras vantagens, dentre as quais, citamos: - Geração de empregos; - Redução da poluição; - Economia de energia; - Melhoria da limpeza e higiene da cidade; - Diminuição da extração de recursos naturais; - Diminuição do lixo no aterro. O QUE PODE SER RECICLADO? Os papéis podem ser classificados da seguinte maneira: papéis de escrever- cadernos, papéis de escritório em geral; papéis de impressão - jornais, revistas; papéis de embalagem - papéis de embrulho em geral, papel de seda, etc.; papéis para fins sanitários - papéis higiênicos, papel toalha, guardanapos, lenços de papel; cartões e cartolinas -caixas de papelão e cartolinas em geral; papéis especiais - papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho. NÃO SERVEM PARA RECICLAR: papel vegetal; papel celofane, papéis encerados ou impregnados com substâncias impermeáveis; papel-carbono; papéis sanitários usados; papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde; papéis revestidos com algum tipo de parafina ou silicone; fotografias; fitas adesivas e etiquetas adesivas.

 

Como funciona o ciclo de reciclagem do papel:

O papel é separado do lixo e vendido para sucateiros que em depósitos "prensam" o papel e o transformam em fardos que são encaminhados aos aparistas que os classificam. Depois são vendidos para as fábricas de papéis como matéria-prima. Na fábrica, o material é picotado por uma máquina "Hidrapulper" que se parece com um grande liquidificador com um rotor giratório no fundo.

Misturado com água, o material desagregado vira uma pasta de celulose. Uma peneira retira as impurezas como arames, plásticos, fibras, etc. Depois vem o tratamento químico - com água e soda cáustica - para retirar tintas. Um outro equipamento, o "Centre Cleaners" separa as areias dessa pasta. Finalmente a pasta é branqueada com compostos de cloro e peróxido, e já está pronta para ser usada nas máquinas de fabricar papel.logo estará de volta ao consumidor.



Sinal Verde Reciclagem


Rua: João Ruiz, nº 130
CEP.: 08735-320 - Vl. São Francisco
Mogi das Cruzes-SP

Tel.: (11) 2861-2929

contato@sinalverdereciclagem.com
fabio.nadal@sinalverdereciclagem.com

Ciclo de Reciclagem

  • aço
  • alumínio
  • cobre
  • papel
  • plastico